Tem certas partes da sua casa que você limpa só de vez em quando porque não consegue chegar nos cantinhos e não tem a ferramenta adequada em mãos? Então, descubra agora vários truques simples para limpar as partes mais escondidas, pequenas e difíceis de cada cômodo.
Se na sua casa ou apartamento tem ventilação central ou se você tem ar-condicionado, já sabe como é chato limpar cada frestinha da grade. Mas, para tornar essa tarefa mais simples e rápida, basta pegar um pano fino, umedecê-lo com água e envolvê-lo em uma faca. Depois é só passar nas frestas.
Para essa tarefa você vai precisar de uma escovinha de limpeza ou de dentes velha. Faça uma misturinha de água morna com detergente em um potinho. Umedeça a escovinha na mistura e vá passando na parte interna das esquadrias. Depois, envolva um pano fino e seco em uma colher e vá passando para recolher a sujeira e a água.
É normal que as torneiras acumulem manchas de água e manchas pretas de limo em suas bordas. A melhor aliada para remover todo o limo e deixar a torneira como nova é a escova de dentes velha. Vá umedecendo a escova em uma misturinha de água morna e detergente, e passando em toda a torneira. Depois é só enxaguar e secar.
As luminárias revestidas com materiais mais delicados, como tecidos finos, são mais difíceis de limpar porque não dá para passar um pano úmido. Nesse caso, a melhor solução é usar um rolinho adesivo de tirar pelos das roupas.
Com o tempo, a ducha vai ficando manchada e entupida nas saídas de água. Isso acontece porque a água contém minerais que vão se prendendo nesses buraquinhos até causarem sua obstrução.
Para limpar e desobstruir a ducha, coloque 1/3 de xícara de bicarbonato de sódio com 1 xícara de vinagre em um saco plástico e amarre esse saco em volta do chuveiro, como na imagem. Deixe por algumas horas e pronto.
Nos cantinhos dos colchões e sofás, por baixo das almofadas, é mais difícil de limpar a poeira que vai acumulando. Levar tudo para fora de casa, bater e deixar no sol é uma boa ideia, mas nem sempre dá tempo. Então, o ideal é polvilhar um pouco de bicarbonato de sódio pela superfície, deixar absorver a umidade e as sujeiras, e depois aspirar tudo.
O lado ruim das persianas de PVC é na hora de limpar, pois precisa fazer isso em cada uma das lâminas. Se você tiver uma pinça culinária em casa, basta envolver cada uma das partes do pegador com um paninho de limpeza umedecido e prender com elástico.
A mesma dica anterior serve para limpar aquela parte do box do chuveiro em que as duas folhas de blindex se encontram e sua mão não cabe ali no meio para limpar. Uma régua também pode ajudar, é só colocar um paninho limpo em volta.
Não tem produto limpa-vidros e quer dar uma geral nas manchas dos vidros e espelhos? Use uma palha de aço seca. Não vai molhar nada nem riscar. É só aplicar a palha seca no vidro seco e pronto.
Se você não tem um aspirador miniatura para limpar peças pequenas, pode remover a poeira e os farelos entre as teclas do seu teclado usando fita adesiva. Com o computador desligado, dobre um pedaço de fita com o adesivo para fora e vá captando a sujeira com a cola do adesivo.
Tem uma janela de correr e o trilho sempre fica uma sujeira? É só cortar uma esponja para ela caber exatamente nesse espacinho. Veja no vídeo como marcar, cortar e passar a esponja, é muito fácil e prático: