Muita gente tem talento de sobra na cozinha e é só colocar a mão que sai tudo com gosto bom desde o trivial aos pratos mais requintados. Mas tem outra turma que pena em frente ao fogão. Até o ovo frito pode virar um fiasco e tem até quem passe fome em razão das tentativas frustradas.
Os iniciantes penam, mas um pouco de prática (e muitos truques) evitam a batata fritamolenga, o bife solado e o arroz papa. “Algumas dicas simples ajudam a deixar o cardápio do dia a dia com sabor especial. Basta ficar de olho nos detalhes para deixar as refeições mais saborosas. E tudo isso, sem perder a simplicidade da receita e do preparo”, explica a personal Chef Luiza Secron. Ela ensina o segredos de sucesso de sete comidinhas que são clássicos nas mesas dos brasileiros.
Batata frita crocante
Sequinha e quentinha, a batata frita é um dos acompanhamentos mais queridos dos paladares. O problema é quando ela fica toda mole e encharcada de óleo. “Para conseguir uma batata frita crocante, antes de fritar descasque as batatas e, em seguida, as coloque de molho em água bem gelada”, explica Luiza. “Além disso, é preciso que o óleo fique bem quente para fritar, caso contrário o resultado será um batata murcha”, diz.
Ovo frito
Com a gema dura ou gema mole, ovo bom é aquele que não fica despedaçado no prato. “Para a gema ficar inteira, é preciso tomar cuidado na hora de quebrar o ovo”. Minha dica é usar uma colher para bater na casca devagar em vez de tentar quebrá-lo na quina da mesa ou na borda da panela, por exemplo. “Recomendo que seja usado pouco óleo. Para evitar que grude na panela, a melhor opção é uma frigideira antiaderente”, explica a chef. “Outro ponto é não mexer o ovo na panela, porque isso vai destruí-lo.”
Arroz soltinho
Arroz papa ou do tipo “unidos venceremos” bota qualquer cardápio em risco. São pequenos detalhes que deixam seu arroz soltinho e delicioso. “O primeiro passo é lavar bem o arroz e deixá-lo escorrendo até que saia todo o excesso de água. Depois basta adicioná-lo no óleo quente e deixar que ele frite bem (em média por cinco minutos)”, afirma a especialista. Para acertar na quantidade de água do cozimento, basta prestar atenção na medida. Para cada xícara de arroz, devemos adicionar duas de água.