A nossa saúde mental impacta diretamente nas atividades realizadas no dia a dia, assim como o inverso também acontece: nossa rotina e nossas relações têm um papel fundamental na nossa saúde mental.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos em 2021, 53% dos brasileiros entrevistados consideraram que sua saúde mental piorou no último ano. Você também teve essa percepção?
No post de hoje, trouxemos algumas dicas para você melhorar sua saúde mental e buscar o equilíbrio na sua vida. Vem ver!
1. Organize a rotina
Você não precisa trabalhar 24 horas por dia para ter sucesso com o seu negócio. Mais do que a quantidade de tempo investida, é importante manter a qualidade do trabalho e a produtividade. Para que isso se concretize, ter momentos de descanso é fundamental.
Planejando e organizando a sua rotina, é mais fácil reduzir o tempo de trabalho e encontrar tempo para descansar e recuperar as energias.
Então, toda a semana, dedique um momento para planejar o que você precisa fazer em cada dia. Sexta-feira depois do expediente, segunda de manhã e domingo são ótimas opções para definir as tarefas da semana.
No seu planejamento, inclua os momentos de descanso. Separe nem que seja 10 minutos no meio do dia para repousar. Mesmo que sua rotina seja corrida, esse tempo não vai prejudicar o que você precisa fazer, pelo contrário, vai te ajudar a focar no que deve ser feito.
Manter a rotina ajuda a criar um ritmo para a sua vida e a não ceder à procrastinação. Para o planejamento, você pode contar com ferramentas como o Google Agenda ou com a tradicional agenda (ou planner) de papel. O importante é anotar o que tem para fazer e separar blocos de tempo para isso.
2. Identifique as fontes de maior estresse
Talvez você perceba que a sua rotina é estressante, mas sabe identificar, exatamente, o que está causando esse sentimento?
Descobrir as origens do seu estresse e da sua angústia é importante para poder agir sobre elas.
Às vezes, alguns aspectos pesam mais do que outros para a sua saúde mental, como:
Você convive com algumas dessas questões? Quais têm o maior impacto na sua saúde mental e ocupam sua mente a maior parte do tempo? Identifique as principais e priorize qual deve ser resolvida primeiro.
Além disso, para o empreendedor, saber dizer não é importante, inclusive, para fazer melhores negócios. Se você identificar que um cliente específico é fonte de grande estresse para você e a sua empresa, você pode encerrar a parceria e buscar outros clientes que tragam mais tranquilidade e rendimento.
3. Adote a higiene do sono
A prática da higiene do sono é um conjunto de técnicas para você ter uma noite mais tranquila e que realmente recarregue sua energia para enfrentar o dia seguinte.
Algumas dicas para isso são:
Você também pode ouvir uma música relaxante para pegar no sono mais facilmente. No Youtube e no Spotify, há várias playlists com músicas para dormir.
O sono é fundamental para que você tenha disposição para realizar suas atividades, além de ser importante para manter a saúde mental e para o bom funcionamento do cérebro.
4. Faça pequenos intervalos
Com a pandemia, passamos a maior parte do tempo (ou todo tempo) em casa por causa do home-office e, em grande parte desse tempo, ficamos sentados ou deitados.
Mesmo se você está indo para o trabalho, pode ser que fique sentado quase o dia inteiro. Por isso, é importante fazer pequenos intervalos e levantar para fazer o sangue circular e proteger a coluna.
Além disso, os intervalos são oportunidades para realizar outras atividades relaxantes, que aumentem a clareza mental e descansem o corpo, como meditação, exercícios de respiração e exercícios físicos.
5. Pratique exercícios
A prática de exercícios oxigena o cérebro, libera endorfinas que aumentam a sensação de prazer e relaxamento, sendo uma ótima aliada na proteção da saúde mental e no combate contra o estresse.
Por isso mesmo que a prática de atividades físicas não deve ser penosa para você. Se você não tem o costume de se movimentar, comece aos poucos, com algo leve e que você goste, pelo menos um pouco. Uma caminhada pelo bairro, algumas pausas para se alongar ao longo do dia, por exemplo, já são boas opções para começar.
Hoje, muitos apps gratuitos e pagos oferecem uma grande diversidade de exercícios para você testar e ver qual tem mais a ver com o seu jeito.
Algumas práticas, como a Yoga, são focadas no relaxamento, aliando respiração, meditação e movimento do corpo.
6. Desconecte-se
Apesar de seus vários benefícios, as redes sociais também podem ser uma grande fonte de ansiedade, principalmente, para quem depende delas para trabalhar.
Se é o seu caso, tente separar horários específicos para responder às mensagens, fazer postagens e acompanhar as novidades e ver as notícias do dia.
Muitas vezes, você pode perder a noção do tempo rolando o feed e, por isso, precisa aumentar sua consciência sobre o seu uso das redes. Alguns aplicativos de gerenciamento de tempo online podem ajudar, como o Rescue Time.
Além disso, acompanhar muitas notícias ruins ao mesmo tempo pode ter um impacto grande na sua saúde mental. Você não precisa e nem deve se alienar do que acontece, mas definir momentos para ver notícias e filtrar o que vai ver naquele dia.
Ao mesmo tempo, se desconectar não significa se isolar ainda mais do mundo. Com a pandemia, nos afastamos das pessoas queridas. Nesse contexto, utilizar a tecnologia é importante para ficar um pouco mais próximo dessas pessoas e diminuir a saudade enquanto as possibilidades de reencontro estão restritas.
7. Procure ajuda
Algumas vezes, é necessário procurar ajuda para conseguir lidar com as questões de ordem mental.
Observe se a angústia e a ansiedade estão te paralisando, tornando sua rotina incapacitante, tomando muito tempo da sua vida e interferindo na realização das suas atividades e nas suas relações pessoais ou profissionais.
Se sim, é importante procurar ajuda de um especialista em saúde mental, como psicólogos, psiquiatras e psicanalistas.