A importância da troca de óleo.
O óleo do motor é um dos componentes mais importantes para o bom funcionamento do carro. Ele diminui o atrito entre as peças, reduzindo o desgaste e aumentando a durabilidade delas, e ajuda na estabilidade da temperatura do motor.
Sabendo da importância deste composto, frentistas frequentemente nos oferecem a verificação e a troca do óleo, e nem sempre sabemos qual a melhor resposta.
A principal característica do óleo é sua viscosidade, que determina a dificuldade com que ele flui. Quanto mais viscoso ele for, maior será o filme criado entre peças móveis. Ou seja, com o passar do tempo e, principalmente, com os quilômetros rodados, ele perde algumas propriedades, diminuindo sua eficiência e, portanto, aumentando o atrito entre as peças, prejudicando a vida útil e o desempenho do motor e aumentando o consumo de combustível. Como nenhum motorista quer isso, vale ficar de olho para saber quando é a hora de trocar.
Verifique o manual do fabricante, se atente ao modelo e quantidade indicados, assim como a periodicidade de troca, por período ou por quilometragem rodada.
Além do óleo, devemos ficar atentos ao filtro de óleo. A função do filtro de óleo, é eliminar partículas de metal que são geradas pela fricção das peças dos motores.
O contato das peças do motor, como os pistões, podem gerar impurezas muito nocivas ao bom funcionamento do motor. Aí entra a importância do filtro de óleo.
Antes aconselhava-se a troca do filtro a cada duas ou três trocas de óleo, mas hoje, as principais montadoras indicam a troca sempre junto com a troca de óleo.
E realmente é o mais indicado, pois as novas tecnologias aplicadas aos motores geram mais atrito e calor, gerando maior quantidade de impurezas.
FRESSATTO CENTRO AUTOMOTIVO