Quando outras pessoas usam a sua internet wi-fi, o sinal fica mais lento, pois são várias conexões acontecendo ao mesmo tempo. Mas, se a sua internet está mais lenta do que o esperado, e isso acontece com frequência, pode ser que pessoas estejam usando o seu sinal sem a sua permissão. Veja o que pode ser feito para evitar os usuários indesejados.
Na hora de comprar a sua internet wi-fi, diga ao vendedor que você quer um roteador com opção de senha para impedir que as pessoas acessem sua internet à vontade. O nome desse mecanismo com senha é “criptografia WPA 2”, e talvez você tenha que pagar um pouco mais por um roteador que suporte esse mecanismo, mas vale o investimento.
Quando a sua internet for instalada, peça ao técnico para ativar a filtragem de endereço MAC. Esse endereço MAC é o que cada dispositivo tem (celular, computador). O técnico vai digitar o código MAC de cada aparelho da sua casa no painel de administração do seu roteador, e assim só os dispositivos cadastrados terão acesso à internet.
Outra coisa importante para pedir ao técnico quando ele for instalar sua internet wi-fi é que ele mude o nome do seu roteador. Quando você compra um roteador sem fio, a comunicação dele com os dispositivos (celulares e computadores) acontece pelas ondas do ar.
Nessa comunicação, o roteador envia seu nome como um sinal de que ele já está pronto para ser acessado. Peça para o técnico mudar o nome do seu roteador para impedir que as pessoas descubram a senha através do nome do aparelho.
Além do nome, o seu roteador vem com uma senha padrão que os “ladrões da internet” conseguem descobrir, se quiserem. Para evitar problemas, peça para o técnico lhe ajudar a definir uma nova senha, tanto de acesso à rede quanto para mexer no roteador em si.
Observe tudo o que o técnico estiver fazendo para conseguir mexer depois, caso seja necessário. Você pode querer mudar a senha de novo depois do que o técnico tiver ido embora, aí sim será uma senha que só você vai saber.
Quando precisar confiar em outra pessoa para mexer no seu roteador wi-fi, chame uma pessoa da sua confiança, que tenha conhecimento no assunto, ou um técnico de uma empresa de credibilidade.
Essa dica é para você controlar o uso da sua wi-fi, mesmo depois de já ter tomado os cuidados recomendados nas dicas anteriores ou para saber se precisa tomar esses cuidados.