Fazer atividade física combate a depressão e favorece a saúde e o bem-estar de quem pratica. Leia o texto e saiba mais.
Se você padece de depressão é possível que a última coisa que você queira fazer é exercício. No entanto, no momento em que você passa a se sentir motivado, o exercício faz uma grande diferença.
Neste ponto, os psicólogos vão oferecer conselhos concretos e estudados que farão entender como a atividade física combate a depressão.
Nas mídias, em geral, é sabido e repetido que exercitar-se ajuda a prevenir e melhorar diversos problemas de saúde, como a pressão arterial, diabetes e insônia.
Estudos demonstram que a prática do exercício físico, traz efeitos psicológicos muito benéficos para ampliar o estado de ânimo e amenizar a depressão.
Praticar exercícios de forma regular pode aliviar a depressão da seguinte forma.
Assim, praticar atividade física para combater a depressão é uma estratégia saudável. Estudos confirmam que qualquer atividade física pode ajudar muito a alterar os padrões de humor e ânimo.
Existem atividades físicas como corrida, bicicleta, esportes, yoga, etc., que beneficiam o coração, a respiração e a mente. Para poder usufruir dos benefícios da atividade física para a saúde mental é preciso dar continuidade a ela.
A depressão é um distúrbio mental que ocorre de um conflito interno desencadeado por diversos fatores. O diagnóstico de depressão é realizado por diferentes formas.
Os sintomas comuns de depressão costumam ser perda de energia, apetite, níveis altos de ansiedade e estresse. Pessoas com depressão tendem a responder melhor ao tratamento combinado com exercícios físicos.
Quem sofre de depressão exibe sintomas como:
Além disso, a prática da atividade física aumenta os níveis de endorfina criando estímulo que alteram a química do cérebro, aumentando a capacidade de relaxar.
Começar uma rotina de exercícios e mantê-la pode ser difícil. Por isso trouxemos algumas dicas que irão ajudá-lo a conseguir criar o hábito de se exercitar.
Conheça a equipe de psicólogos do nosso consultório. Confira o perfil e área de atuação de cada profissional.