A decoração vintage apareceu como resultado da segunda guerra mundial. Naquela época a população tinha o hábito de consertar objetos e pertences do lar, assim como valorizar trabalhos feitos à mão como a técnica patchwork e o crochê. As cores utilizadas eram os tons pastel e também a estampa floral, muito presente em papel de paredes da época. Outra presença garantida é o da cristaleira, que irá exibir itens antigos como telefones antigos ou bonecas de porcelana. Não é necessário gastar muito dinheiro para ter uma decoração vintage. O destaque vai ficar por conta dos detalhes e os objetos que funcionarão como peças-chaves dentro do ambiente. Os móveis caracterizados como vintage podem ser encontrados em vendas de garagens, antiquários e até mesmo herdados pela família.
Toalhas e guardanapos de tecido, porcelana decorada, caixas estampadas e quadros decorativos; os detalhes são o charme da decoração vintage. Para isso, aposte em almofadas de crochê, mantas de patchwork, pôsters antigos para decorar as portas e papéis de parede com padronagem floral. Um dos itens indispensáveis na decoração vintage são os móveis com pés palito, característica que foi utilizada pela primeira vez nos anos 50 e é muito encontrada na decoração vintage. Você pode também utilizar telefones, máquinas fotográficas e de escrever antigas para garantir o clima nostálgico à decoração. Outra dica é apostar na utilização de garrafas de vidro como vaso para flores, aliando a reutilização de objetos com um visual elegante e alegre na decoração vintage do cômodo.
A decoração vintage têm voltado com força nos dias atuais. Que tal fazer um mix de estilo dentro da sua casa ou em algum ambiente específico? Como a decoração contemporânea se baseia em cores neutras e sóbrias, é possível inserir elementos da decoração vintage nele. Como por exemplo, colocar um mesa antiga na sala de jantar ou então decorar a sala de estar com pôsters antigos. É necessário apenas certo cuidado para não sobrecarregar o ambiente. Com as dicas certas, a mistura dos dois estilos pode ser o tipo de composição que levará personalidade e originalidade à sua casa.
Apesar de serem muito parecidos, o estilo retrô e a decoração vintage não são a mesma coisa. Enquanto a decoração vintage tem como base objetos encontrados, garimpados ou herdados de épocas passadas, resgatando elementos dos anos 20 aos anos 60, o estilo retrô utiliza objetos e mobiliário inspirados em períodos anteriores, não necessariamente entre as décadas citadas. Ou seja, o retrô se baseia em releituras de móveis e objetos que já foram tendência em alguma época, mas que são produzidos atualmente.
A decoração vintage possibilita a criação de um ambiente novo muitas vezes com objetos que já possuíamos em casa. Inove o décor do lar com toda a beleza que os tempos passados podem proporcionar!
patrocinado por: www.lfprodutos.com